Projeto de pesquisa sobre o uso de herbicidas para o manejo de plantas daninhas na cultura do amendoim

Projeto de pesquisa sobre o uso de herbicidas para o manejo de plantas daninhas na cultura do amendoim

Título do projeto: Seletividade, eficácia e resíduo de herbicidas no manejo de plantas daninhas das na cultura do amendoim

Instituições envolvidas: FCAV/UNEP (coordenação), IAC/APTA e Embrapa

Fonte de financiamento: Fapesp (processo no 2021/10794-0)

Período da pesquisa: agosto/2022 a julho/2024

Descrição: As plantas daninhas na cultura do amendoim precisam ser manejadas para evitar redução de produtividade, interferência na colheita e qualidade do produto. Pesquisas que permitam identificar novos herbicidas seletivos para ampliar o número de espécies de plantas daninhas que possam ser controladas em diferentes momentos ao longo do ciclo da cultura, sem resultar em resíduos nos grãos, correspondem a uma das principais demandas da cadeia produtiva do amendoim na atualidade, visando competitividade na produção e segurança do alimento produzido. O objetivo do projeto é avaliar a viabilidade do uso de quatro herbicidas em diferentes épocas de aplicação, com base na ocorrência de resíduos nos grãos de amendoim, na seletividade à cultura e na eficácia para o manejo de plantas daninhas. Serão realizados experimentos a campo em dois locais, com texturas de solo arenosa e argilosa, repetidos em duas safras agrícolas. As informações obtidas permitirão o avanço do conhecimento sobre o uso de moléculas herbicidas como novas opções de manejo de plantas daninhas na cultura do amendoim. Dessa maneira, as práticas de controle poderão ser aprimoradas, reduzindo os riscos de perdas de produtividade ou demais interferência no processo produtivo, principalmente a colheita mecânica. Ao mesmo tempo, as informações contribuirão para orientar os técnicos e produtores quanto a época mais segura de aplicação dos herbicidas avaliados. Com a produção do amendoim atendendo aos limites máximos de resíduos permitidos de herbicidas, o amendoim produzido no Brasil passa a ser um alimento que apresenta mais segurança e qualidade, tornando a cadeia produtiva mais competitiva ao atender as exigências crescentes dos diferentes mercados consumidores no Brasil e exterior. 



Figura 1. Amendoim em grão para comercialização “in natura” e utilização na indústria alimentícia.



Figura 2. Plantas daninhas infestando a cultura do amendoim



Figura 3. Áreas de condução dos experimentos na FCAV/UNESP (Jaboticabal, SP) e IAC/APTA (Pindorama, SP).

 

Resultados preliminares: os dados obtidos até a safra 2022/23 têm indicado a ocorrência de resíduos de fluazifop e triclopyr.


Continuidade das pesquisas e próximos passos: com a continuidade dos estudos na safra 2023/24 será possível uma maior base de dados para análise. As informações serão consolidadas e divulgadas por meio de canais digitais e eventos técnico-científicos, voltados principalmente à cadeia produtiva do amendoim, além de revistas científicas da área.